IML (IN MOULD LABELLING)



O nome (rotulagem no molde) deriva diretamente da sua técnica: uma etiqueta de polipropileno (PP) pré-impressa é colocada num molde com a forma do produto final, como por exemplo, a forma de uma embalagem de tinta.

De seguida, o PP derretido é adicionado ao molde. Este funde-se com o rótulo e, durante a cura, assume a forma do molde. Resultando na fusão do rótulo e da embalagem num só.

Ao iniciar um projeto de IML é importante informar não só os fornecedores do rótulo sobre o objetivo final do projeto, mas também os outros parceiros envolvidos, tais como os parceiros de máquinas de processamento, moldes e automação. Partilhar os parâmetros de produção com todos os parceiros ajuda-o a fazer de cada projeto IML um sucesso!


OS PROCESSOS DE PRODUÇÃO PODEM SER:
 

- Moldagem por injeção

- Moldagem por sopro

- Termoformagem



A ROTULAGEM EM MOLDE OFERECE VÁRIAS VANTAGENS SIGNIFICATIVAS: 
 

- Máxima qualidade de impressão

A técnica de impressão offset garante imagens de alta resolução. Além disso, pode decorar todos os lados de uma embalagem com um único rótulo.

- Forte e higiénico

O rótulo no molde resiste à humidade e a grandes alterações de temperatura: a melhor solução para decorar embalagens de plástico para produtos congelados e frescos! O rótulo em molde também é anti-riscos, não rompe e não é susceptível a rugas.

- Período e custos de produção

Durante o processo de rotulagem no molde as embalagens são produzidas e decoradas num único passo. O armazenamento de embalagens vazias torna-se desnecessário, custos de transporte e de armazenamento pertencem ao passado.

- Amigo do ambiente

A rotulagem no molde preserva o ambiente: a embalagem e o rótulo consistem no mesmo material pelo que podem ser completamente reciclados.

- Uma vasta gama de opções de aparência e de toque

O mesmo produto de embalagem de plástico pode ser decorado com uma vasta gama de diferentes materiais, tintas e lacres. Isto permite diferenciar o seu produto na prateleira.

- Rápidas alterações do design

Apenas é necessário trocar o design de um rótulo por outro na sua automação de IML para fazer uma alteração rápida. A perda na produção é quase nula durante o arranque de um novo design.

 

VÁRIAS SOLUÇÕES DE IML DISPONÍVEIS:
 

Rótulos IML brilhantes

Uma aparência brilhante é uma ótima forma de diferenciar uma embalagem IML. Um rótulo brilhante baseia-se num material IML com uma única camada. A aparência brilhante é alcançada como resultado do processamento no sistema do IML.

Os fabricantes de embalagens para confeitaria e tinta, entre outros, foram os primeiros adeptos dos rótulos IML brilhantes. Dependendo do tamanho da embalagem de plástico, oferecemos diversas opções de espessura do material, bem como diferentes materiais com várias características técnicas (tais como orientação de fibras e sensibilidade do ponto de injeção).

O rótulo IML brilhante está disponível para moldagem por injeção e moldagem por sopro. Está em desenvolvimento o IML para termoformados.

 

Rótulos IML casca de laranja

Ao longo dos anos, a casca de laranja - também conhecida por acetinado - tornou-se a variedade de IML mais conhecida. Este tipo de rótulo IML é produzido com um substrato multicamadas, contendo polipropileno em espuma no meio. Devido ao uso de altas temperaturas e de pressão, uma parte do ar liberta-se do substrato durante o processo de IML. O resultado é uma "casca de laranja".

Há algumas razões pelas quais este substrato continua a ser o mais popular:
 

- Eficiência em custo

- Facilidade do processo

- A única opção de rótulo IML que permite sobreposição

- Não torna a embalagem arredondada (quando usada com embalagens < 5 litros)


No entanto, há algumas características técnicas que devem ser levadas em consideração ao escolher os rótulos IML casca de laranja:

- Escolher a espessura certa, de acordo com as dimensões da embalagem

- Saber como criar a sobreposição perfeita

- Fazer experiências para ambas as direções de grão para otimizar os parâmetros do processo

- Estar consciente da zona sensível do ponto de injeção

 

O rótulo IML casca de laranja está disponível para moldagem por injeção, moldagem por sopro e termoformação IML. Tipicamente, mercados de adoção precoce tais como o de sorvetes, cremes e margarina preferem a aparência e textura do rótulo casca de laranja.

 

Rótulos IML transparentes

Para além dos rótulos IML casca de laranja e brilhantes, cada vez mais mercados usam rótulos IML transparentes. Esta opção oferece a possibilidade de criar uma superfície transparente na embalagem, mantendo as cores vivas através da funcionalidade de utilização de branco opaco.

Os fabricantes de embalagens podem oferecer estas funcionalidades com os seus sistemas de produção. No entanto, devem ser levados em consideração alguns aspetos técnicos:

- Direção de fibras

- Zona de sobreposição


O rótulo IML transparente está disponível para moldagem por injeção e moldagem por sopro. Está também disponível o IML para termomoldagem.
Mercados tais como o de cosméticos, produtos de higiene, doces,  sorvetes e alimentos para animais, interessam-se especialmente pela IML transparente, uma vez que esta opção oferece a aparência "sem-rótulo" (no label look).



facebook  linkedin